Estêvão e a liderança cristã

Atos 6 e 7

 

Domingo passado chegou ao fim a série de mensagens “Estêvão e a Liderança Cristã”. Cada mensagem apresentou uma marca da liderança cristã em Estêvão, à luz da narrativa bíblica no livro de Atos, capítulos 6 e 7.

 

Estêvão foi eleito diácono pela igreja de Jerusalém, para servir as mesas. Certamente ele fez isso, mas o autor bíblico resolveu destacar e narrar outros aspectos de sua vida e ministério.

 

A 1ª marca da liderança cristã em Estêvão é a abundância de virtudes (Atos 6). As virtudes aprovadas por Deus para um líder bíblico não são aparência, poder de influência, ou riqueza. Virtudes como boa reputação, plenitude do Espírito Santo, sabedoria, fé, graça e poder, são atribuídas a Estêvão, e devem ser buscadas por cada um de nós.

 

A 2ª marca da liderança cristã em Estêvão é a experiência na Palavra. Na Escritura, os líderes cristãos fazem tudo o que deve ser feito, mas, primordialmente, são pessoas experientes na Palavra, que vivem e proclamam o que Deus diz. A experiência na Palavra, em primeiro lugar, pode causar problemas (6.9–15); em segundo lugar, pressupõe conhecimento da Palavra (7.1–50); e em terceiro lugar, provoca resposta nas pessoas (7.51–54).

 

A 3ª marca da liderança cristã em Estêvão é a fé inabalável (At 7.54–60). São muitas as dificuldades enfrentadas por aqueles que têm pessoas sob os seus cuidados em qualquer âmbito da vida. Até mesmo em ocasiões de tensão extrema como a que Estêvão passou, o líder precisa estar firmado no propósito de exaltar ao Senhor Jesus Cristo. O líder, ainda que tenha de passar por humilhação e desrespeito público como Estêvão, deve clamar ao Senhor pela vida de todos aqueles que estão à sua volta.

 

Peça a Deus e trabalhe para evidenciar abundância de virtudes em sua vida, adquirir experiência na Palavra e fortalecer a sua fé. Seja você atualmente um líder na igreja ou não, prepare-se porque Deus certamente quer que sua vida seja um bom instrumento em Suas mãos para edificar a Sua Igreja.

Compartilhe no Facebook
Please reload

SERMÕES
Please reload

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places - o círculo branco

© 2020 Congregação Presbiteriana Ocian.