A mais sublime das escrituras

2Tm 3.16

 

Deus deu à nossa raça o dom da escrita. Nenhuma outra criatura no Universo sabe registrar pensamentos para a posteridade. Deus capacitou somente o homem para nessa arte. Mas, por que teria Deus dado aos homens o dom da escrita? A escrita foi dada por Deus aos homens por uma razão muito simples: “A escrita das Escrituras Sagradas”.

 

Os homens usam a arte da escrita para registrar pensamentos humanos, e, por causa do pecado, o dom tem sido frequentemente mal utilizado, porém, o Espírito Santo empregou a escrita para dar forma fixa e duradoura aos pensamentos de Deus, e isto ele fez através de homens. O resultado do emprego divino e humano da escrita resultou na mais sublime das escrituras, as Escrituras Sagradas.*

 

A seguir está uma história de quem reconheceu a sublimidade da Palavra de Deus, mas em sua tribo ainda não há a escrita:

 

“Na aldeia dos Konkomba em Ghana, se reunia um grupo para estudar a Palavra e ser evangelizado. Entre os que se reuniam, havia pessoas de outras tribos, os quais vinham ali para aprender o evangelho. Em razão de ainda não haver escrita na língua nativa, fazia parte da estratégia do evangelismo a memorização de quinze versículos. Uma vez memorizados tais versos, os que eram evangelizados se dirigiam para as suas aldeias e lá compartilhavam essas pequenas porções da Palavra.

 

Certa vez uma mulher que morava numa aldeia distante quatro dias, enquanto retornava para casa, após caminhar dois dias de viagem, veio a esquecer um dos versículos memorizados. Diante disso, ela não teve dúvidas, decidiu retornar à aldeia Konkomba e rememorar o referido verso. Quando se aproximou da aldeia, logo despertou a curiosidade de todos quanto à razão de seu retorno, e suas palavras foram as seguintes: “A Palavra de Deus é preciosa demais para se perder ao longo do caminho”. Tomando ciência do versículo voltou para a sua aldeia de origem.” **

 

* Reflexão baseada no capítulo “Inspiração” do livro “A Obra do Espírito Santo” de Abraham Kuyper.

** 7º Congresso Brasileiro de Missões - Rev. Ronaldo Lidório.

Compartilhe no Facebook
Please reload

SERMÕES
Please reload

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places - o círculo branco

© 2020 Congregação Presbiteriana Ocian.