É pecado sentir medo?

No mundo sombrio que vivemos, muitas coisas nos fazem sentir medo. Algumas coisas são capazes de produzir um medo extremo na gente. Algumas religiões levam as pessoas a sentirem medo constante; o tempo todo elas se sentem atormentadas, e nunca conseguem desfrutar de verdadeira paz.

 

Acredito que sentir medo não é pecado. O próprio Deus colocou em nós a possibilidade de sentir medo e, de fato, isso nos protege em muitos casos. Imagine se a humanidade não sentisse medo. Talvez nem mesmo estivéssemos aqui, já que certamente nossos antepassados teriam sido destruídos por se exporem a todo tipo de perigo.

 

O medo não é resultado de falta de confiança em Deus, mas sim uma reação natural nossa. No entanto, quando o medo toma conta do nosso coração, então algo terrível está acontecendo, e isso se chama pecado!

Precisamos entender que o medo não é algo incontrolável. Nós podemos responder ao medo de uma maneira bíblica. Davi foi perseguido ferozmente por diversos inimigos. Em 1Sm 21.12 lemos que ele “teve muito medo de Aquis, rei de Gate”.

 

O Salmo 56 foi escrito nessa ocasião, onde lemos: “Em vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal? […] Deus é por mim. Em Deus, cuja palavra eu louvo, no SENHOR, cuja palavra eu louvo, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?” (Salmo 56.3-4, 9b-11).

 

Não é pecado sentir medo. Pecado é não confiar em Deus e em sua palavra. Jesus disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” (Mt 10.28). Se confessarmos a nossa confiança em Cristo Jesus diante dos homens, ele nos confessará diante do Pai (Mt 10.32). Isso nos basta! Saber que Cristo Jesus é nosso intercessor e protetor diante de Deus Pai.

 

Pr. Nathan F. França

08 de junho de 2017

Compartilhe no Facebook
Please reload

SERMÕES
Please reload

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google Places - o círculo branco

© 2020 Congregação Presbiteriana Ocian.